O que é Consórcio?


Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas - em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. Ou seja, é um autofinanciamento sem juros e 100% parcelado. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.
Esse grupo deve ser administrado por uma empresa, que será responsável por viabilizar o funcionamento do consórcio e, por isso, cobra uma taxa de administração.
 
EM POUCAS PALAVRAS, CONSÓRCIO É A ARTE DE POUPAR EM GRUPO!
 
 
Como Funciona
 
Adesão ao plano
Para aderir a um plano de consórcio, o consorciado adquire uma cota e passa a integrar um grupo, formado por pessoas físicas ou jurídicas com o objetivo comum de adquirir um bem, seja ele móvel ou imóvel. O grupo estabelece as características e a duração do plano. 
 
Pagamento das Parcelas
O crédito total da cota é parcelado no prazo de pagamento do plano. Periodicamente, os consorciados pagam suas parcelas, que formam o saldo de caixa para contemplar seus integrantes ao longo da vigência do grupo.
 
Contemplação
É o momento mais esperado, pois é quando o consorciado tem o direito de utilizar o crédito para realizar a sua aquisição. As contemplações ocorrem nas assembleias mensais, desde o início até o término do grupo e podem ser realizadas de duas formas: por sorteio, do qual participam em iguais condições todas as cotas adimplentes do grupo, e por lance, que é um percentual que o consorciado pode ofertar para aumentar suas chances de contemplação. O lance vencedor pode ser pago com recursos do consorciado ou com o próprio crédito da cota (conforme características do plano).
 
Aquisição do bem
Com o crédito contemplado, o consorciado pode escolher o bem que deseja adquirir, dentro da categoria do seu grupo (móvel ou imóvel). A carta de crédito equivale a dinheiro à vista, por isso, o consorciado tem maior poder negociação. A partir daí, ele deve continuar seus pagamentos até o encerramento do plano.
 
Encerramento do plano
É quando o consorciado encerra seus direitos e suas obrigações com o grupo, ou seja, teve o crédito do seu consórcio disponível e quitou todas as suas parcelas. 
 
 
Características do Consórcio
 
• Parcelamento do valor Integral do bem;
 
• Diversidade de prazos para pagamentos;
 
• Poder de compra à vista;
 
• Possibilidade mensal de obter o crédito por meio de sorteio;
 
• Possibilidade de acelerar a contemplação por meio de lances;
 
• Oportunidade de formar e ampliar patrimônio;
 
• Flexibilidade do uso do crédito.
 
 
consórcio
substantivo masculino
 
1. associação, união.
2. união matrimonial; casamento.
3. convivência, companhia.
"apartar a criança do c. dos pais"
4. grupo de empresas autônomas que têm operações comuns.
"a estatal foi comprada por um c."
5. grupo de pessoas que assumem o compromisso formal de pagar mensalmente uma prestação para uma caixa comum, destinada à compra futura de um bem (automóvel, eletrodoméstico etc.), cujas unidades serão entregues paulatinamente a cada um dos consorciados, a intervalos estipulados, mediante sorteio e/ou lance.
 
Origem
? ETIM lat. consort?um,?i 'associação, participação, comunidade de bens'